Obsidian Entertainment, responsável pelo aguardado RPG The Outer Worlds 2, afirmou em 12 de junho de 2025 que a decisão de adotar o valor de US$ 79,99 para o título partiu da Microsoft, não do estúdio.
🗣️ O que disse o diretor Brandon Adler
Em entrevista à GamesRadar e GameSpot, o diretor Brandon Adler afirmou que como estúdio desenvolvedor, eles não têm autonomia sobre o preço do jogo: “Somos desenvolvedores… não somos nós que definimos os preços deles. Pessoalmente, eu queria que todo mundo pudesse jogar meu jogo… mas sobre o porquê do preço de US$ 79,99, você teria que perguntar ao pessoal da Xbox” .
Adler também reforçou o desejo de tornar o game acessível: “Como desenvolvedor, eu queria que todo mundo pudesse jogar meu jogo”.
💸 A postura da Microsoft
A Microsoft justificou o novo patamar de preço por aumento nos custos de desenvolvimento, inflação e conjuntura do mercado.
Phil Spencer, CEO da divisão Xbox, já declarou que é necessário “garantir valor para os jogadores” enquanto a empresa mantém um negócio rentável.
❗ Reação dos jogadores
A comunidade expressou forte insatisfação com o preço de US$ 80, com reclamações no Reddit ressaltando que Obsidian “não define os preços” e que o custo é, na verdade, um decisão da Xbox
No PS5, o título deve chegar ao padrão $80 inclusive na versão física, gerando rejeição: 53% dos jogadores relataram que não pagarão esse valor .
🔍 Considerações finais
Item
Detalhes
Motivo do preço
Decisão estratégica da Microsoft, não da Obsidian
Posicionamento do estúdio
Adler expressou empatia com os jogadores e disse desejar preço mais baixo
Impacto comercial
Alta rejeição da comunidade pode favorecer a assinatura Game Pass como alternativa
Contexto de lançamentos
Primeiro jogo da Xbox Game Studios a estrear com preço de US$ 80, seguindo tendência iniciada pela Nintendo