O Esports World Cup 2025 revelou uma premiação total superior a $70 milhões, estabelecendo um novo recorde na história dos esportes eletrônicos. Este anúncio ressalta o compromisso contínuo da Arábia Saudita em se posicionar como um centro global de jogos, alinhando-se à iniciativa Vision 2030 do país.
Detalhes do Torneio
O torneio deste ano expandirá sua abrangência para incluir 24 jogos, incorporando títulos como xadrez e Valorant, da Riot Games. Essa diversificação reflete a intenção de atrair uma audiência mais ampla e promover uma variedade de competições dentro do evento.
Alocação da Premiação
Dos $70 milhões, $27 milhões serão destinados ao Club Championship, com $7 milhões reservados para a organização que acumular mais pontos. O restante da premiação será distribuído entre os diversos torneios individuais, prêmios de MVP e qualificatórias.
Participação de Jogadores de Xadrez
Notavelmente, campeões mundiais de xadrez como Magnus Carlsen e Arjun Erigaisi confirmaram presença, destacando a inclusão do xadrez no evento e sua crescente popularidade no cenário dos esportes eletrônicos.
Contexto e Investimentos
A Arábia Saudita tem investido significativamente na indústria de jogos e esportes, como evidenciado pela aquisição da divisão de jogos da Niantic Labs por $3,5 bilhões pelo Fundo de Investimento Público do país. Além disso, o país sediará os primeiros Jogos Olímpicos de Esports em 2027, como parte de um acordo de 12 anos com o Comitê Olímpico Internacional.
Conclusão
O Esports World Cup 2025 não apenas estabelece um novo padrão em termos de premiação, mas também reflete a ambição da Arábia Saudita em se tornar um líder global na indústria de jogos e esportes eletrônicos. A inclusão de uma variedade de jogos e a participação de atletas renomados reforçam a importância e o prestígio crescentes deste evento no calendário mundial de esports.