A Nintendo confirmou que o novo controle sem fio do GameCube para o Nintendo Switch 2 não se limita apenas aos jogos clássicos da biblioteca GameCube disponíveis no Nintendo Switch Online + Pacote de Expansão. Embora projetado principalmente para esses títulos, o controle também é compatível com outros jogos do Switch 2. No entanto, a empresa alerta que, devido à ausência de certos botões e funcionalidades presentes em controles modernos, podem ocorrer limitações ou problemas de compatibilidade em alguns jogos.
Compatibilidade e limitações
O controle do GameCube para o Switch 2 foi desenvolvido com foco nos jogos clássicos da biblioteca GameCube, como The Legend of Zelda: The Wind Waker, F-Zero GX e SoulCalibur II, que serão lançados junto com o console em 5 de junho de 2025. Apesar disso, a Nintendo esclareceu que o controle pode ser utilizado em outros jogos do Switch 2, mas ressalta que “podem ocorrer alguns problemas”, uma vez que o controle não possui todos os botões e recursos encontrados em outros controles compatíveis com o sistema.
Além disso, o controle do GameCube para o Switch 2 não é compatível com o console Nintendo Switch original. Para os usuários que desejam utilizar controles do GameCube no Switch original, é necessário o adaptador de controle do GameCube lançado para o Wii U, que também é compatível com o Switch 2.
Considerações para os jogadores
Para os fãs de jogos clássicos do GameCube, o novo controle oferece uma experiência autêntica e nostálgica. No entanto, ao utilizá-lo em jogos modernos do Switch 2, é importante estar ciente das possíveis limitações devido à ausência de certos botões e funcionalidades. Jogadores que buscam uma experiência completa em títulos contemporâneos podem considerar o uso de controles mais recentes, como o Joy-Con 2 ou o Pro Controller, que oferecem compatibilidade total com os recursos do Switch 2.
Em resumo, o controle do GameCube para o Switch 2 amplia as opções de jogabilidade, permitindo que os jogadores revivam clássicos com um controle familiar, ao mesmo tempo em que oferece compatibilidade com outros jogos, embora com algumas restrições.